quarta-feira, 15 de junho de 2011

Opinião Política - Ollanta Humala para Levantar o Peru



Os peruanos escolheram Ollanta Humala como seu novo presidente, derrotando Keiko Fujimori nas eleições mais acirradas do Peru. A escolha de Ollanta Humala sem dúvida foi histórica, mas deixa uma dúvida no ar em relação ao seu futuro. Como se sabe, Ollanta Humala é acusado de matar civis durante repressão ao Sendero Luminoso, participou de uma tentativa de golpe de Estado para derrubar o ex-presidente Alberto Fujimori, fez discursos nacionalistas, nas eleições anteriores sua imagem esteve atrelada ao venezuelano Hugo Chávez e nestas eleições buscou se distanciar deste e se aproximar de Lula. Para isso, moderou o discurso, contou com a ajuda de petistas na campanha eleitoral, redigiu uma carta intitulada Carta ao Povo Peruano para acalmar o mercado e com propostas de respeitar os contratos, assim como Lula fez nas eleições brasileiras. Com a promessa de promover a distribuição de renda e levar o crescimento econômico peruano de 7% a população mais pobre, uma vez que o Peru é um dos países que mais crescem no mundo, mas isso não se reflete na melhoria das condições de vida de sua população, Ollanta Humala derrotou Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori. Keiko Fujimori representava a volta das políticas neoliberais de Alberto Fujimori, cujo governo foi marcado por um lado pela estabilidade econômica, pelo fim da hiperinflação e pela derrocada do grupo terrorista Sendero Luminoso e, por outro lado, pela corrupção, pela repressão brutal e pela violação dos direitos humanos. Hoje Alberto Fujimori está preso e dizia-se que Keiko Fujimori, se eleita, iria anistiar o pai. A primeira reação a eleição de Ollanta Humala veio do mercado, com a queda abrupta da bolsa de valores de Lima, que chegou a fechar no vermelho, fato semelhante ao que aconteceu no Brasil com a eleição de Lula. Diante desse quadro geral, a eleição de Ollanta Humala torna-se uma incógnita. Ollanta Humala vai conseguir levantar o Peru?

人生の階段 - Escada da Vida



私の生涯は障害を越えるための挑戦が常です。幼いときからそういう現実と共に暮らしています。デユシエンヌ型筋ジストロフィー障害者であり、呼吸補助機を一日中使わなければならないことは一人の生活をすごく制限します。病気を抱えながらも私はほとんど普通の生活を送っています。勉強も出来たし、義務教育、高校教育、大学受験目指しての塾、国際関係学科の大学、英語講座、それらを全て終了し、公的職業試験にも二箇所、一箇所は高校卒者対象で、もう一箇所は大学卒者対象の試験にも受かり、日本語も少し学べたし、インターネットを通じて特殊な講座も受けたし、大学で得た知識を生かして個人ブログも作成したし、政治家達とも知り合いになれたし、日系社会にも参加し、決断及び評価力も養い社会に貢献できるし、割と良い付き合いも出来てるし、そしてとうとう一つの職業に就くことも出来ました。ここまでたどりつくには私も献身的に気力を持って、前向きな考えでやってきましたし、母あやかがいつ何時でも差し出してくれる大きな支えや、家族や友人たちの支えや、新技術の出現や幸運にも恵まれました。その間、寒さとも暑さとも直面し、障害者の限られた生活に適応することを余儀なくさされ、毎朝早起きして、他人の好意に頼り、自分の健康状態に頼り、不十分な社会的基盤に直面し、不十分な交通機関に苦しみ、何人もの偏見とも付き合いして、沢山の人々の不可解な心を理解し、悪意を持った人と共存し、そして誠実性のない人達がもたらした挑発を乗り越えてきました。そういった苦難を何人かに支えられながら全ての障害を乗り越えることが出来て、普通の人たちが権利として持っている基礎的な状況を私も得ることが出来、生きることが出来ました、まるで人生の階段のように。末釜ひでみアンドレー.

Tradução de Oscar Sakuraba

Depoimento - Escada da Vida



Em minha vida toda, superar barreiras tem sido o desafio de sempre. Desde criança eu tenho convivido com essa realidade. Ser um portador de Distrofia Muscular Duchenne e precisar utilizar um aparelho respiratório o dia inteiro limita muito a vida de uma pessoa. Mesmo com a doença tenho tido uma vida quase normal. Pude estudar, terminar o ensino fundamental, terminar o ensino médio, ter feito cursinho, ter concluído o ensino superior em Relações Internacionais, ter concluído o curso de inglês, passar em dois concursos públicos: um de nível médio e outro de nível superior, ter estudado um pouco de japonês, fazer cursos especiais online, montar um blog pessoal a partir dos conhecimentos que adquiri na faculdade, ter conhecido políticos, participar da comunidade japonesa, ser uma pessoa tomadora de decisão e formadora de opinião, ter uma vida social razoável e finalmente conquistar uma vaga de emprego no mercado de trabalho. Para isso foram necessários a minha dedicação e força de vontade, ter pensamento positivo e pensar positivo, a grande ajuda de minha mãe Ayaka em todas as horas, o apoio da família e dos amigos , o surgimento de novas tecnologias e bastante sorte. Para isso enfrentei tempo frio e tempo quente, tive que me adaptar as limitações que a vida de um deficiente físico impõem, tive que acordar cedo todos os dias, tive que contar com a boa vontade dos outros, contar com meu estado de saúde, enfrentar uma infra-estrutura inadequada, sofrer com a falta de transporte, vivenciar o preconceito de algumas pessoas, compreender a incompreensão de muita gente, conviver com pessoas má intencionadas e superar picuinhas criadas por pessoas de má-fé. Apesar de todas essas dificuldades e contando com o apoio de algumas pessoas, pude superar todas as barreiras e alcançar e viver todas as etapas básicas que todas as pessoas normais têm direito de viver, como uma escada da vida.